No ar
Wagner Alexandre
Batidão Popular
Terça-feira, 13 de Novembro, 2018 às 10:57h

Questão de Matemática da prova do Enem 2018 é anulada

HOME EDUCAÇÃO VESTIBULAR NOV. 13, 2018 – 08:23
CASO SERÁ APURADO
Questão da prova de Matemática do Enem 2018 é anulada
Reprodução
Reprodução

Uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2018 foi anulada após constatar que ela havia sido aplicada em um vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2014. O Ministério da Educação (MEC) instaurou sindicância para apurar responsabilidades. O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segue a lista com o número da questão anulada em cada caderno de prova do Enem 2018:

Caderno Amarelo – questão 150;
Caderno Cinza – questão 170;
Caderno Azul – questão 163;
Caderno Rosa – questão 180;
Caderno Laranja – questão 150;
Caderno Verde – questão 150.

O Ministro da Educação, Rossieli Soares, contatou o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a Instituição à disposição para colaborar com a apuração. A Universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).

A Comissão de Sindicância do MEC irá apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal. O Inep investe todos os anos em mecanismos de detecção de conteúdos plagiados e, com o ocorrido, irá reforçar procedimentos que garantam os requisitos de ineditismo e originalidade dos itens que compõem o BNI.