Segunda-feira, 20 de Junho, 2016 às 17:28h

Microempresas do Paraná lideram em geração de empregos na região Sul

Em termos nacionais, as microempresas paranaenses só perdem, em geração de vagas, para São Paulo (52,2 mil empregos) e Minas Gerais (14,6 mil empregos)

O Paraná foi o Estado que mais gerou emprego nas microempresas na região Sul nos primeiros quatro meses deste ano. Dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mostram que o Estado apurou um saldo positivo – entre admitidos e demitidos – de 12,8 mil vagas no período. Santa Catarina registrou um saldo de 12 mil e o Rio Grande do Sul de 10,2 mil. O levantamento abrange empresas com até nove funcionários.

“Os dados mostram que as microempresas continuam a gerar empregos, mesmo com a crise. As empresas de menor porte, em geral de caráter familiar, apresentam uma resiliência maior à retração da economia do que as grandes” afirma Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), responsável por compilar os dados.

Em termos nacionais, as microempresas paranaenses só perdem, em geração de vagas, para São Paulo (52,2 mil empregos) e Minas Gerais (14,6 mil empregos).