Criador de estátuas de cera de Rolândia que viralizaram na internet ignora críticas e agradece fama repentina; obras estão sendo restauradas

Antes de começar, veja os tweets que viralizaram com as artes citadas:
O LEO DIAS CONFIRMANDO PARTICIPANTE DO BBB 21 pic.twitter.com/9w4n6jHRDB
— Veto (@vetoitter) January 6, 2021
Já temos o melhor vídeo de 2021 disparado pic.twitter.com/kJsf5qzmmT — Matheus Rodrigues (@matrodriguesadv) January 6, 2021
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há 20 anos o empresário Arlindo Armacollo decidiu dividir o tempo dos negócios com o mundo das artes. Pintou e doou quadros para diferentes instituições, aprendeu técnicas novas e, por curiosidade, aprendeu a fazer estátuas de cera.
Em 2015, ajudou a restaurar um mezanino da igreja matriz de Rolândia, no norte do Paraná, e doou 20 estátuas de ceras para a criação de um museu com visitação gratuita.
Na esteira do que faz o museu de cera mais famoso do mundo, o Museu Madame Tussauds, os homenageados de Armacollo são sempre personalidades célebres e retratadas em tamanho real.
Mas as obras de Rolândia ficaram mesmo famosas cinco anos depois, quando ele retirou 14 esculturas da igreja para restauração e transferiu parte delas para um museu que ele mesmo construiu. Graças a uma publicação em uma rede social, as obras ganharam o mundo após um trecho de uma reportagem feita em 2015 viralizar na primeira semana de 2021.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estátuas de cera de Rolândia — Foto: G1
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em poucos instantes, as imagens das estátuas viraram memes e figurinhas virtuais que divertiram internautas. Para o criador das obras, que ignora críticas e agradece a fama repentina, o momento é de comemoração, apesar de a família ter ficado chateada com alguns comentários.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Estou achando tudo muito bom. Quando o comentário foi publicado e milhares de críticas se espalharam, as minhas netas ficaram tristes, mas disse para elas que tudo tem um propósito. Eu não fiz as esculturas com a intenção de ganhar dinheiro, fiz porque gosto, com o objetivo de deixar algo para a cidade. De certa forma, a postagem foi positiva, agora todo mundo conhece o meu trabalho”, contou o empresário.
As obras restauradas que viralizaram — e outras tantas que o empresário criou em anos posteriores — podem ser vistas no Museu de Artes Izidoro Armacollo, em Rolândia (confira o endereço e horários de visitação, além de imagens de mais esculturas, ao final da reportagem).
Empresário expõe estátuas de cera da Princesa Diana e da Rainha Elizabeth II em um museu que construiu e mantém em Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Criação das obras
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Arlindo criou estátuas de Gandhi, Charles Chaplin, Ayrton Senna, Einstein, Hebe Camargo, Silvio Santos, Mandela, Chico Xavier, Princesa Diana, Rainha Elizabeth II, Michael Jackson, Madre Teresa de Calcutá, Papa Francisco e Papa João Paulo II.
Segundo o artista, todas elas personalidades que são referências e que deixaram um legado para o mundo.
O empresário afirma que o processo de produção ou de restauração de cada estátua demora em torno de 30 dias.
Para a restauração, Armacollo retira as perucas, os olhos, as próteses dentárias e as roupas — que são lavadas e passadas — das esculturas que precisam de reparos. Depois, os rostos de cada uma são remodelados com uma massa feita com cera, vaselina e óleo mineral.
Essa mistura de produtos é derretida e a massa fica, em média, 12 horas esfriando. Somente depois disso, e se estiver no ponto correto para modelar, é que o empresário começa a esculpir as faces. Neste último processo, ele diz que precisa ficar horas em pé.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Sou perfeccionista e dedico horas a esse trabalho porque é algo que realmente gosto de fazer. Penso que as pessoas criticam a troco de nada. Não me importo. Acredito que isso só vai atrair mais curiosos”, enfatiza Armacollo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Armacollo lembra que começou a esculpir estátuas de cera por curiosidade e após uma conversa com o pároco da igreja matriz. Antes disso, o empresário também visitou um museu de cera em Nova York, nos Estados Unidos.
A curiosidade o levou a pesquisar o processo de criação e, observando os rostos dos famosos retratados por meio de fotos e vídeos, começou a modelar as peças.
Depois de prontas, as estátuas recebem perucas e próteses dentárias compradas em Rolândia, e olhos e sobrancelhas adquiridas pela internet.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estátuas de cera de Silvio Santos, Hebe e Chico Xavier — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Visitação em museu
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo o empresário, pessoas curiosas em ver as estátuas não faltaram nos últimos dias. Das 14 estátuas que deixaram a igreja para serem restauradas, nove delas já foram recuperadas e estão em exposição no Museu de Artes Izidoro Armacollo, inaugurado há um ano.
Além disso, há outras nove estátuas de cera que o empresário fez depois da inauguração do espaço na igreja Matriz. Ou seja, o museu abriga 18 esculturas de cera, quadros e vasos.
O museu foi construído pelo próprio Arlindo Armacollo que tinha o desejo de ter um espaço para expor as próprias obras de arte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O meu propósito é fazer algo para deixar para a cidade onde nasci e cresci. O museu, as esculturas e as pinturas são presentes para o município”, concluiu.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O Museu Izidoro Armacollo fica na Avenida Romário Martins e abre às quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 20h, e aos domingos das 14h às 18h. A visitação é gratuita.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Empresário diz que estátua de cera de Albert Einstein é uma das suas preferidas — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
A estátua do piloto Ayrton Senna é uma das réplicas expostas no museu do empresário — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Estátuas de Roberto Carlos e Michael Jackson também estão expostas em museu de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
No museu em Rolândia, visitante também poderá ver uma estátua do Kiko — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Chaves e Shrek também viraram réplicas no museu do empresário de Rolândia — Foto: Arlindo Armacollo/Arquivo pessoal
Confira mais detalhes em: G1